betsson

betsson - programa especial faz retrospectiva do ano agrícola no oeste da Bahia

PUBLIEDITORIAL

betsson - programa especial faz retrospectiva do ano agrícola no oeste da Bahia

Programa mostrou as principais iniciativas desenvolvidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras em toda a região

Destaques do Agro - publieditorial
Jornalista do betsson dividiu a apresentação do programa com o pres. do SPRB, David Schmidt. Foto: SPRB/Marca Comunicação
Jornalista do betsson dividiu a apresentação do programa com o pres. do SPRB, David Schmidt. Foto: SPRB/Marca Comunicação

Agroindústria, capacitação, manejo integrado e tecnologia. Esses são alguns dos temas que foram pauta no programa Destaques do Agro 2023 – Edição Oeste da Bahia. O especial foi ao ar na tela do betsson nesta sexta-feira (22) e mostrou as principais iniciativas desenvolvidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) em toda a região.

Exaltar os diferentes âmbitos de atuação do setor produtivo e as iniciativas aliadas ao seu desenvolvimento foi o verdadeiro objetivo do programa, de acordo com o produtor e presidente do SPRB, David Schmidt.

“Estamos muito felizes em levar até a audiência do betsson nossos números, resultados e projetos de 2023, fazendo um verdadeiro retrato do comprometimento e da solidez do agro no oeste da Bahia. É uma honra representarmos este setor”, destaca Schmidt.

O programa contou ainda com o apoio da ABA Manutenção de Aeronaves, da Ciaseeds Sementes, da Gran7 Nutrição e Fisiologia Vegetal e da JCO Bioprodutos, além da parceria do betsson Bahia.

Oportunidades e educação

Entre os destaques do especial, o crescimento da agroindustrialização no oeste da Bahia mostrou a busca do pequeno produtor por novos mercados e perspectivas.

Em 2023, a implantação dos consórcios intermunicipais possibilitou a certificação de diversas agroindústrias de pequeno e médio porte, que passaram a comercializar produtos da agricultura familiar nos estados nordestinos e até por todo o Brasil.

Agroindústria na Bahia produz embutidos, carnes, queijos e outros produtos. Foto: SPRB/Marca Comunicação

“Através da agregação de valor ao seu produto, o agricultor ainda gera mais emprego e renda com a industrialização e vislumbra novos horizontes para o seu negócio”, comenta o presidente do SPRB.

Indústrias de produção de embutidos, cortes de frango, doces e queijos artesanais estão entre as mais de 30 unidades certificadas no oeste do estado.

O crescimento da demanda no campo também impulsionou os trabalhos dos cursos profissionalizantes e capacitações oferecidas pelo Senar Bahia na região.

O Programa Jovem Aprendiz qualificou 150 alunos este ano, criando oportunidades para quem aprende e para quem vai absorver esta mão de obra.

Turmas de jovens aprendizes foram certificados no fim deste ano. Foto: SPRB/Marca Comunicação

“Além de ser bom para o setor, essa profissionalização ajuda a manter o jovem no campo e o faz ver possibilidades de crescimento na comunidade onde vive”, defende David Schmidt.

O projeto Semeando a Liberdade, primeira capacitação do Senar desenvolvida dentro de uma unidade penal no Brasil, também foi pauta do especial. Ao todo, 30 internos do Conjunto Penal de Barreiras participaram da capacitação em 2023.

Debates para o setor

O especial Destaques do Agro 2023 trouxe ainda o debate estadual sobre a proibição da pulverização aérea de defensivos agrícolas, pauta discutida na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em setembro.

O projeto de lei nº 24.938 tramita na Câmara dos Deputados e foi alvo de grande questionamento por parte do setor, que refuta os argumentos apresentados e defende as vantagens econômicas e ambientais da atividade de aviação agrícola.

Aviação agrícola é tema de debate na Assembleia Legislativa da Bahia. Foto: SPRB/Marca Comunicação

Os números da safra 2022/23, bem como as perspectivas dentro e fora de campo para a próxima temporada, também tiveram espaço no programa. De acordo com o presidente do sindicato, o ano de El Niño representa um desafio a mais para o produtor baiano.

“Precisaremos contar com a tecnologia para driblar os desafios e continuar produzindo e cumprindo a nossa missão”, afirma David Schmidt.

Assista ao programa Destaques do Agro 2023 completo

SPRB

Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras: promovendo o desenvolvimento econômico, ambiental, educacional e social do oeste da Bahia

Sair da versão mobile
betsson Mapa do site