betsson

betsson - Mato Grosso inicia contagem regressiva para o plantio da soja 2023/24

30 DIAS

betsson - Mato Grosso inicia contagem regressiva para o plantio da soja 2023/24

Semeadura no estado está liberada a partir de 16 de setembro; estimativa é que 43,782 milhões de toneladas sejam colhidas

Acontagem regressiva para o início da semeadura da soja 2023/24 em Mato Grosso começou. As máquinas poderão entrar em campo no dia 16 de setembro. Contudo, apesar da perspectiva de plantar 12,12 milhões de hectares, os agricultores seguem receosos quanto a baixa nos preços futuros do grão e o alto custo de produção.

planta de soja brotando em meio a grãos
Foto: Envato

Aperspectiva é que sejam colhidas na safra 2023/24 um volume de 43,782 milhões de toneladas de soja e seja registrada uma produtividade média de 59,70 sacas por hectare, como aponta o último relatório de Oferta & Demanda do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária(Imea).

Até julho, o estado havia comercializado antecipadamente 21,11% da produção prevista, percentual abaixo dos 25,51% do ciclo 2022/23 e da média histórica de 32,15% dos últimos cinco anos.

Em seu último relatório de Oferta & Demanda, o Imea destacou que “As incertezas quanto ao investimento a ser feito na próxima temporada estão atrelados, a baixa nos preços futuros da soja e ao alto custo, que, por sua vez, somado ao atraso na venda da soja, tem gerado o adiamento na aquisição de insumos”.

Semeadura da soja até 24 de dezembro

Ocalendário de semeadura da soja 2023/24 em Mato Grosso vai de 16 de setembro a 24 de dezembro. O período consta na Portaria nº 840 que estabelece os calendários de semeadura da oleaginosa, publicado no dia 11 de julho pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Na ocasião da publicação da portaria, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso(Aprosoja-MT) classificou a medidacomobenéfica apenas para os grandes produtores e empresas que comercializam sementes.

Ao betsson Mato Grosso (confira aqui), o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, salientou que a entidade recebeu om “muita surpresa” a Portaria nº 840, do Mapa. Ele frisou ainda que estudos mostram que no estado é possível semear o grão até fevereiro, garantindo assim para pequenos produtores a possibilidade de salvar suas sementes.

Oobjetivo com o calendário, explica o Mapa, é reduzir ao máximo possível o inóculo da ferrugem asiática da soja, considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do betsson Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile
betsson Mapa do site

1234