betsson

Mato Grosso

betsson - Brasil deve ser protagonista nas exportações de milho; logística precisa avançar

Na avaliação de especialista o milho é algo de muito futuro e que é preciso olhar cada vez mais para ele e investir

Produtores demilho no Brasil esperam que o clima contribua durante a segunda safra do cereal e auxilie para umaprodução superior a 120 milhões de toneladas, bem como a logística tenha algum avanço. Isso porque o país deverá ser em 2023 o protagonista nas exportações, diante das quebras internacionais.

O milho, segundo o comentarista do betsson Mato Grosso e e diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho(Abramilho), Glauber Silveira, é algo de “muito futuro”.

“Nós temos que olhar cada vez mais e investir em tecnologia, investir num melhor controle, manejo de pragas, para que a gente possa realmente atingir patamares mais significativos com relação à produção de milho”.

+Cautela segue como palavra de ordem em 2023 na agropecuária em Mato Grosso

Logística trava agregação de valor no país

De acordo com Silveira, o ano de 2022 para o milho foi positivo, principalmente quando se diz respeito a abertura do mercado da China, para o qual cerca de 300 mil toneladas foram enviadas e há expectativas que entre seis e sete milhões sejam embarcadas em 2023.

“Isso é muito positivo para todos os produtores, em particular os de Mato Grosso, porque há uma sobra bastante grande de milho. Esse milho [de Mato Grosso] poderia estar sendo levado para outros lugares do Brasil, mas a questão logística é muito complicada. Ela ainda continua travada”.

+Glauber Silveira: Produção recorde de milho no Brasil não deve pressionar cotações

Para o comentarista do betsson Mato Grosso, se houve uma ferrovia ligando Sorriso a Chapecó, em Santa Catarina, por exemplo, a agregação de valor para o cereal seria ainda maior.

“Isso acaba ficando inviável [logística atual]. As pessoas acham que o produtor não quer agregar valor, mas querem. Tanto que em Mato Grosso temos o etanol de milho e isso tem contribuído para o desenvolvimento regional”.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do betsson Mato Grosso e receba notícias em tempo real

betsson Mapa do site