betsson

BRASÍLIA

Projeto que proíbe nome de animais em doenças é aprovado na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados

O projeto tem como objetivo evitar maus tratos aos animais que não são os causadores das doenças.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (23) o PL 2701/2021, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), que proíbe nomear doenças infecciosas com o nome de animais, que não são causadores dessas doenças e sim, apenas seres atingidos por elas.

Para Sérgio Souza, a medida é urgente em vista dos preconceitos e até mesmo dos casos de violência contra os animais. “Temos visto mortes intencionais de animais noticiadas em diferentes locais do país. São crimes contra a fauna, cometidos por ignorância e que podem ser desestimulados com medidas simples, como os cuidados com a nomenclatura aqui propostos”, disse.

Um dos casos citados no projeto é o da monkey pox, ou “varíola dos macacos”. Apesar do nome, a doença não ganhou notoriedade por se originar em macacos, mas sim porque infectou macacos de laboratório na Dinamarca, em 19583.

O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, sendo aprovado segue para análise do Senado Federal.

betsson Mapa do site