betsson

betsson - Chuvas não afetam produção agrícola na Bahia. Soja segue com...

Bahia

Chuvas não afetam produção agrícola na Bahia. Soja segue com boa perspectiva

Estação meteorológica da Aiba registrou um acumulado de 500 milímetros de água em novembro, mas lavouras não tiveram danos

As fortes chuvas que atingem a Bahia e algumas outras áreas do Brasil têm causado prejuízos e muitos transtornos. De acordo com o governo baiano, 94.600 pessoas foram afetadas pelas recentes enchentes e quase 600 estão desabrigadas. Algumas cidades do sul e sudeste do estado foram afetadas, mas a chuva também chegou ao oeste da Bahia, região que concentra grande parte da produção agrícola estadual.

+ Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária chega a 13ª edição

Segundo a avaliação do núcleo de infraestrutura da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), as estradas vicinais e rodovias utilizadas para transporte de insumos e trânsito de veículos pequenos e caminhões não foram afetadas de forma permanente até o momento. Alguns pontos de alagamentos, no entanto, foram registrados durante o mês passado.

A estação meteorológica da Aiba registrou um acumulado de 500 milímetros em novembro, o dobro previsto para o período. Apesar de tanta chuva, os produtores rurais baianos estão tranquilos. Além disso, a safra segue o plano previsto, como garante o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho da Bahia (Aprosoja-BA), Leandro Kohn.

Segundo o representante da entidade, a atenção do agricultor, agora, deve estar voltada não para a quantidade de sacas colhidas, que deve se manter na média do estado de 67 por hectare, mas na rentabilidade da produção e no mercado que espera por ela.

Bahia: vem mais chuva por aí

registro - chuvas
Foto: betsson/reprodução

Mais chuva é esperada para os próximos dias na região. De acordo com o engenheiro agrônomo Eduardo Ferreira, no aspecto fitossanitário, as lavouras podem demandar mais atenção no manejo. “Podemos optar pelo parcelamento da adubação para compensar a perda de nutrientes causada pelo excesso de chuvas.”

_____________

betsson Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o betsson no Google News.

Sair da versão mobile
betsson Mapa do site

1234