betsson

Pecuária

betsson - Controle do cascudinho; como fazer?

O cascudinho é vetor de diversas doenças que podem afetar a saúde das aves e impactar na nutrição e conversão alimentar do lote

Praga comum na avicultura, o cascudinho é um inseto semelhante a um besouro que pode trazer prejuízos para a produção avícola. Por isso, seu combate é essencial para que a granja possa estar livre de qualquer tipo de problema relacionado à doenças.

Além de danificar a estrutura do aviário, o cascudinho é vetor de diversas doenças que podem afetar a saúde das aves e impactar na nutrição e conversão alimentar do lote.

De acordo com Jucelmo Campos, médico veterinário da OuroFino Saúde Animal a população de cascudinhos no solo de uma granja avícola é heterogênea e apresenta desde larvas até insetos adultos.

Reprodução e tempo de vida

Em relação a reprodução dos insetos, as fêmeas botam ovos continuamente ao longo de sua vida, e as larvas eclodem entre 3 e 10 dias, completando seu desenvolvimento em até 100 dias, dependendo das condições de umidade e temperatura.

“Em condições naturais, os insetos adultos vivem de três meses a um ano e preferem ambientes escuros, como debaixo das camas e dentro dos estercos”, destaca Campos.

Sobrevivência

Falando do consumo o cascudinho pode se alimentar de tudo o que encontra em um galpão, incluindo carcaças de aves mortas.

Como controlar?

Já para controlar a praga, a principal medida é o uso de inseticidas durante o intervalo entre lotes, quando a cama do aviário é trocada. Esse processo, conhecido como fermentação da cama do aviário, ajuda a reduzir a população de cascudinhos e evitar a proliferação de doenças.

“É importante ficar de olho principalmente próximo aos bebedouros. A umidade favorece sua sobrevivência. Isto reforça a importância da limpeza da granja e da troca da cama do aviário em intervalos regulares”, diz Campos.

Além disso, é importante manter a granja limpa e livre de restos de ração e aves mortas.

“As aves podem acabar consumindo o inseto o que pode causar diversos prejuízos como doenças, alteração na alimentação, diminuição de peso. Tudo isso prejudica o produtor”, alerta o veterinário.

Com o devido controle do cascudinho, é possível garantir a saúde e o bem-estar das aves. Ademais, previne prejuízos na produção e garantir a qualidade dos produtos avícolas.

betsson Mapa do site