betsson

Internacional

Impactos da insegurança alimentar ao clima deve ser mote de parecer final

Prévia de documento destaca a urgência de intensificar o apoio a ações que visem reduzir a vulnerabilidade da agricultura

Resultado dos debates da COP27, conferência da ONU que acontece em Sharm El Sheikh, no Egito, um documento a ser divulgado no evento pelo grupo de trabalho sobre agricultura e clima deve expor grande preocupação quanto a insegurança alimentar aos impactos das mudanças climáticas nas cadeias de produção de alimento.

+ Prêmio Nobel diz que agricultura brasileira é história de sucesso

Conforme uma prévia do documento, cuja redação ainda precisa ser aprovada pelos participantes do grupo, há necessidade de não apenas ampliar as ações de combate a mudanças climáticas, mas também aperfeiçoar a coordenação entre os países. Da mesma forma, o documento destaca a urgência de intensificar o apoio à capacitação, financiamento e tanto desenvolvimento quanto transferência de tecnologia no sentido de reduzir a vulnerabilidade da agricultura, em especial pequenos agricultores, às mudanças climáticas.

A pecuária, conforme avalia o grupo, é muito vulnerável a esses choques, porém há um reconhecimento de que o setor tem mostrado capacidade em se adaptar às mudanças climáticas enquanto desempenha uma série de funções essenciais para assegurar a produção de alimentos.

Insegurança alimentar em destaque na COP27

arroz e feijão alimentos cesta básica - IPCA-15
Foto: Pixabay

Com o objetivo de erradicar a fome e a miséria, o documento deve ainda cobrar organizações importantes a ampliar esforços para promover a agricultura sustentável, o que inclui o fortalecimento de comunidades indígenas e particularmente o papel de jovens e mulheres na produção agrícola.

________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o betsson no Google News.

betsson Mapa do site