betsson

ESTIMATIVA

betsson - Fundecitrus mantém estimativa de queda para safra de laranja 23/24

As condições climáticas desfavoráveis, com chuvas abaixo da média histórica e temperaturas elevadas, persistiram nos últimos meses, impactando negativamente a safra

Laranja caixa safra
Foto: Envato/Divulgação

A terceira reestimativa da safra de laranja 2023/24 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro foi divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Fundecitrus, mantendo a projeção anterior de 307,22 milhões de caixas de 40,8 kg. Esta cifra representa uma redução de 0,7% em comparação com a projeção inicial de maio de 2023.

Enquanto a colheita das variedades precoces aumentou em 2,27 milhões de caixas devido às chuvas abundantes no primeiro semestre de 2023, as projeções para as variedades de meia-estação e tardias indicam uma queda de 4,39 milhões de caixas.

  • Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o betsson no WhatsApp!

As condições climáticas desfavoráveis, com chuvas abaixo da média histórica e temperaturas elevadas, persistiram nos últimos meses, impactando negativamente a safra. Além disso, o crescimento da incidência de greening nas propriedades do cinturão citrícola e o ritmo acelerado da colheita contribuíram para a redução da produção.

O coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, explicou que esses fatores resultaram em frutos menores do que o esperado nas variedades de meia-estação e tardias, levando à redução da produção.

Com mais de 95% da produção já colhida, os números desta reestimativa refletem a situação atual da safra, com pouca margem para mudanças até o seu encerramento.

A projeção da taxa de queda de frutos permanece em 19,0%, em média, considerando todas as variedades.

O peso médio das laranjas permanece projetado em 160 gramas, representando uma queda em relação à média dos últimos 10 anos.

betsson Mapa do site