betsson

Agricultura

betsson - COP27 lança iniciativa para ressaltar importância da água

Brasil está trabalhando para intensificar o uso de tecnologias e boas práticas de manejo do solo e da água, diz secretário do Mapa

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cleber Soares, destacou nesta segunda-feira (14), durante a COP27, no Egito, que o Brasil está trabalhando para intensificar o uso de tecnologias sustentáveis e boas práticas de manejo do solo e da água, para contribuir com os objetivos de conservação e melhorar a renda dos produtores rurais.

O secretário representou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, durante o lançamento da Iniciativa de Ação sobre Adaptação e Resiliência da Água (AWARe, na sigla em inglês) pela presidência da Conferência.

A iniciativa tem como objetivo colocar a água no centro da ação de adaptação e resiliência, oferecendo soluções de adaptação transitórias para o planeta e as pessoas.

Mesmo sendo um país privilegiado em termos de recursos naturais, o Brasil considera essencial a adoção de políticas de uso racional e eficiente desses recursos, especialmente da água.

Segundo Soares, o Mapa trata o tema com prioridade, por meio de programas como o Plano ABC+ e a promoção de assistência técnica e crédito rural.

“Por meio de assistência técnica, capacitação e crédito rural, estamos intensificando o uso de tecnologias sustentáveis ​​e boas práticas de manejo da água e do solo que não apenas contribuem para nossos objetivos de conservação, mas também melhoram a renda dos produtores rurais. Trabalhando em modelos de produção sustentáveis, como o Plano ABC+, estamos promovendo o desenvolvimento da bioeconomia, aumentando a produção agrícola, protegendo o solo e garantindo o ciclo natural da água”, disse o secretário.

Ele também citou que o Mapa tem o objetivo de acelerar o crescimento de áreas de agricultura irrigada no Brasil, com o uso racional e sustentável da água.

“A irrigação é uma ferramenta importante para promover ganhos de produtividade, aumentar a resiliência da produção às vulnerabilidades do clima e reduzir a volatilidade de preços ao longo do ano”.

Para o secretário, a iniciativa AWARe dará uma contribuição valiosa para catalisar os esforços globais em torno do uso sustentável e conservação da água.

“Ao fortalecer a proteção e o uso racional de nossas águas, estamos abrindo caminho para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, inclusão social e conservação ambiental”, concluiu.

A missão da iniciativa está organizada em três objetivos principais: reduzir as perdas de água em todo o mundo e melhorar o abastecimento de água; propor e apoiar a implementação de políticas e métodos mutuamente acordados para ação cooperativa de adaptação relacionada à água e seus co-benefícios; e promover a cooperação e interligações entre água e ação climática para alcançar a Agenda 2030, em particular o Objetifo de Desenvolvimento Sustentável 6, que trata de acesso à água potável e sanemento.

betsson Mapa do site